Face ao falecimento <br>de Mário Soares
Face ao falecimento de Mário Soares, no dia 7 de Janeiro, no Hospital da Cruz Vermelha, o PCP emitiu uma nota que se transcreve na íntegra. O PCP contactou directamente e apresentou formalmente as condolências à família e ao Partido Socialista.
«O Partido Comunista Português, face ao falecimento do Dr. Mário Soares já apresentou directamente ao Partido Socialista e à família as suas condolências.
Mário Soares, fundador do Partido Socialista, seu Secretário-geral, personalidade relevante da vida política nacional, participante no combate à ditadura fascista, no apoio aos presos políticos, desempenhou após o 25 de Abril os mais altos cargos políticos, designadamente como primeiro-ministro, como Presidente da República e membro do Conselho de Estado.
«Lembrando o seu passado de antifascista, o PCP regista as profundas e conhecidas divergências que marcaram as relações do PCP com o Dr. Mário Soares, designadamente pelo seu papel destacado no combate ao rumo emancipador da Revolução de Abril e às suas conquistas, incluindo a soberania nacional.»